top of page
teamLab RobertoMaxwell.JPG
arte em transe
A exposição mais
quente de Tóquio

O TikTok teamLab Reconnect é um tipo completamente novo de sauna e experiência artística. Leva os visitantes a “experimentar” arte em seu melhor estado mental

texto: Ewerthon Tobace
fotos e produção: Roberto Maxwell

Takashi Kudo embarcou no voo em Tóquio e chegou à província de Saga mais cedo que o esperado. Aproveitou o tempo que tinha para descansar em um onsen, a fonte de águas termais, do hotel onde estava hospedado. Depois, passou a alternar a sauna seca com banhos em águas geladas. Repetiu algumas vezes o ritual, prática que tinha vivenciado anos antes nos países nórdicos, em especial na Suécia, onde morou por quatro anos. Seria mais um momento de relaxamento antes do trabalho não fosse o fato de ele ser o diretor de comunicação do coletivo de arte e tecnologia teamLab e de sua cabeça ter fervilhado de ideias naquele dia.

Na ocasião, Takashi precisava checar os últimos detalhes de uma das exposições do coletivo, em uma floresta considerada sagrada. Criado em 2001, o teamLab é mundialmente conhecido pelas instalações supertecnológicas com projeções e experiências sensoriais criadas por uma equipe de artistas visuais, engenheiros, designers e até matemáticos.

teamLab3_RobertoMaxwell_edited.jpg

Projeções são feitas em cima do vapor d'água nas áreas de banho gelado

Sem pressa e relaxado, ele seguiu para a floresta. Ao chegar lá, percebeu que algo estava diferente e ligou imediatamente para a equipe técnica. Queria saber se havia algo na luz ou no som das instalações, mas nada tinha sido alterado. “Estava tudo muito perfeito”, lembra. Ali, descobriu na prática o que a ciência já explica: como ajuda a relaxar, a sauna pode aumentar a criatividade, aguçar os sentidos e induzir a lucidez da mente. Um estado quase meditativo. Assim, nasceu o projeto TikTok teamLab Reconnect: Art With Rinkan Sauna, em cartaz até o fim de novembro em uma estrutura de tendas brancas montadas em Minato, um dos distritos mais valorizados da capital japonesa, próximo do imponente Roppongi Hills.

Afora as obras de arte da exposição, o teamLab colaborou com a rede social TikTok em um novo trabalho, que ganhou o nome de Every Life Survives in Fluctuating Space, ou Toda Vida Sobrevive num Espaço Flutuante, em tradução livre. No mundo visto pela câmera de um smartphone, através do aplicativo TikTok, flores nascem em tempo real, influenciadas pelo ambiente.

Takashi Kudo_RobertoMaxwell.JPG

“Não se trata de uma exposição de arte comum nem de uma sauna padrão. É uma nova prática em que o estado mental do visitante é aprimorado ao entrar em uma sauna antes de visitar as obras”, explica Takashi.

Ao repetir o ciclo de sauna, banho frio e descanso, o visitante é estimulado a entrar em um estado de “transe”, no qual supostamente os sentidos se aguçam, as ideias ficam mais claras e a beleza ao redor é focalizada. Em consequência, o que normalmente passaria despercebido acaba se destacando – tudo isso, em tese, sem precisar meditar, ingerir substâncias e passar por algum ritual.

E eu, que não bebo nem refrigerante, precisava conferir. Saí de casa depois de mais um ano quase recluso com minhas plantas e meu gato, graças ao privilégio de poder fazer home office nesses tempos pandêmicos. Enfrentei o metrô lotado da manhã e, no caminho de pouco mais de 20 minutos, repassei mentalmente as tarefas do dia e os objetos que deveriam estar na mochila. “Será que peguei o calção certo – aquele que não aperta a barriga proeminente, massa gordurosa extra adquirida durante a pandemia?”

Está gostando da revista? Mostre o seu apreço oferecendo uma contribuição para que a Tokyo Aijo continue produzindo bom conteúdo sobre o Japão.
A experiência

Ao lado de uma assessora, Takashi me recebeu com sua cabeça raspada e um tufo comprido de cabelo enrolado em coque no topo da nuca. Por cima da camisa polo cinza, usava uma capa azul marinho.

Lembrou-me uma mistura de monge tibetano e samurai. Simpático, falante e extrovertido, foi logo me enchendo de informações. Meus olhos brilhavam: adoro ouvir histórias. Logo na entrada há um salão onde é possível emprestar calção e camiseta, para quem se esqueceu de levar, além de toalhas.

Seguimos para o vestiário, que possui guarda-volumes, banheiro e chuveiros – com todos os produtos necessários. Há ainda saquinhos para guardar objetos molhados, secador de cabelo e outras amenidades. Ufa, tinha pegado o calção correto! Roupa trocada, adentramos a primeira parte da instalação, onde estão localizadas as sete salas de sauna, uma delas exclusiva para mulheres. No teto, as icônicas lâmpadas coloridas do teamLab Borderless, exposição permanente construída na ilha artificial de Odaiba.

teamLabSauna_RobertoMaxwell_edited.jpg

Painel com as informações na entrada das saunas

Cada uma das saunas tem temperatura diferente. Logo na entrada, há um painel que mostra todas as informações necessárias e aponta quantas pessoas estão lá dentro. As salas são indicadas por uma cor e oferecem diferentes aromas naturais, como bétula branca, zimbro, pinheiro, gengibre e hojicha, o chá verde tostado. A trilha sonora é composta por sons ambientes que reproduzem fogueira, rio de caverna e vento na floresta, por exemplo.

Na etapa seguinte, há duas áreas abertas com chuveiros. Na entrada de cada um dos espaços, uma cortina de vapor de água com luzes cria um efeito visual interessante. Em um deles, quando você se coloca no centro, percebe um círculo perfeito. Takashi conta que a ideia vem de uma prática zen budista de caligrafia, em que se desenha com uma única pincelada um círculo perfeito. Representa a iluminação, a verdade, o universo inteiro e a igualdade. Também reflete os corações e mentes daqueles que o veem.

teamLabSauna2_Roberto Maxwell.JPG

"Ephemeral Solidified Light": luz em forma de água

Por fim, três quartos enormes exibem trabalhos populares do teamLab. Uma parede de pétalas de flores se rompe em mil fragmentos, uma enorme bola levita no ar, mudando constantemente de cor – primeiro vermelho, depois azul e roxo. Uma chuva de cristais mexe com a imaginação. Todas as obras estimulam mais do que apenas a visão. Há perfumes e efeitos sonoros relaxantes, e algumas intervenções podem ser tocadas.

​A sugestão é que sejam feitos três ciclos: sauna, banho gelado e descanso nas áreas onde a arte é exposta. Mais que isso, melhor não: Takashi explica que, se mais de quatro séries forem feitas, o visitante pode sentir vertigem. Cheguei a sentir um pouco, mas consegui me ajustar gradualmente enquanto concluía a entrevista.

​A exibição TikTok teamLab Reconnect pretende reconectar o visitante com o mundo e com o tempo, proposta bastante ousada para o estágio em que vivemos. Mas, mais uma vez, o coletivo consegue impressionar utilizando tecnologia, ciência, arte e cultura para proporcionar essa reconexão entre o espírito e o que nos cerca. “Não é muito mais gostoso, divertido e relaxante ir a um museu e apreciar uma obra praticamente pelado?”, questiona Takashi, com um sorriso largo em uma reflexão menos poética. Não tenho dúvidas e posso dizer que foi a sauna mais marcante da minha vida. E que essa é, indiscutivelmente, a exibição mais quente da cidade.

Serviço

TIKTOK TEAMLAB RECONNECT: ART WITH RINKAN SAUNA

Tokyo-to Minato-ku Roppongi 5-10

¥4.800 (reservas somente pelo site)

das 10 às 21 h, até o dia 23/11/2021

reconnect.teamlab.art (em inglês e japonês)

EWERTHON TOBACE é  jornalista e está há 20 anos no Japão. É produtor sênior da Record TV, responsável por assuntos da Ásia e da Oceania, apresenta dois programas semanais na rádio NHK, escreve livros e produz webséries.

ewerthontobacebyrobertomaxwell.JPG
bottom of page