Taí uma pergunta que todos os viajantes se fazem: qual é a melhor forma de comprar a moeda do país de destino? Compro no Brasil mesmo? Levo dólares e faço um segundo câmbio lá? Hoje, a gente vai falar sobre o caso do Japão. Ou seja, as informações aqui se aplicam aos turistas brasileiros que pretendem viajar para a Terra do Sol Nascente. Vamos lá?
Vale a pena comprar ienes no Brasil ou é melhor levar dólar?
Depende da sua disposição, da cidade para onde você vai, da cidade de onde você vem... Por isso, é preciso analisar vários fatores.
Até bem pouco tempo, havia poucas casas de câmbio no Japão. A compra e venda de moeda estrangeira era feita, basicamente, por bancos. Acontece que, com a onda do turismo no país, o negócio passou a atrair vários operadores e trocar moeda estrangeira em Tóquio ficou bem mais simples. Não é mais preciso enfrentar as filas e burocracias dos bancos. Em bairros que atraem turistas como Shibuya, Shinjuku e Asakusa, casas de câmbio são bem visíveis. Com o aumento de estabelecimentos vem, é claro, a concorrência que mexe nos preços.
Para saber se vale a pena trazer ienes ou dólares do Brasil, nossa equipe Tabiji partiu para Shibuya onde visitou, no dia 2 de fevereiro deste ano, 7 casas de câmbio e uma máquina automática. Na pesquisa, encontramos cotações que iam de 100,80 a 108,28 ienes para um dólar, uma variação de quase 8 ienes de um local de troca para o outro. Veja a tabela por estabelecimento:
Já no Brasil, usamos o site melhorcambio.com que ranqueia casas de câmbio por cidade de acordo com a cotação oferecida. Usamos a cotação para São Paulo que é de onde mais recebemos visitas e contatos no Brasil. Na data da nossa consulta, as casas com melhor cotação estavam oferecendo 100 ienes por R$3,16 e 1 dólar por R$3,37. Então, com o valor correspondente a 1 dólar, nessas condições, era possível comprar aproximadamente 106,64 ienes.
Sendo assim, se o viajante pegar as melhores cotações de Shibuya, acaba valendo a pena trazer dólares para trocar por ienes por aqui. Mas, veja bem, isso somente se você estiver disposto a pesquisar e ir atrás dos melhores preços. Shibuya, aliás, é um bairro perfeito para isso. As casas de câmbio são bem próximas umas das outras. Confira no mapa.
Há algum tempo, temos acompanhado as casas de câmbio em Shibuya e as vizinhas Samurai e Sakura são as que oferecem as melhores cotações. Por outro lado, a onipresente Travelex também tem aparecido sempre na lanterna. O grupo costuma até oferecer uma cotação um pouco melhor, mesmo que bem abaixo da concorrência, para quem troca acima de 100 mil e 200 mil ienes (101,40 e 101,49 ienes/dólar, respectivamente). Mas a dica é: a menos que seja extremamente necessário, procure outra casa de câmbio.
Porém, fique atento: esta é a realidade em Tóquio. Outras cidades ainda não tem tantas casas de câmbio disponíveis e, portanto, as cotações podem ser bem diferentes.
Ah, outra dúvida que muita gente nos apresenta: os aeroportos. A maioria das casas de câmbio dos aeroportos que atendem Tóquio são administradas por bancos. Então, elas ficam, em termos de cotação, ali no meio da nossa tabela. Ou seja, não são super vantajosas mas não estão entre as piores. Porém, fique de olho na cotação das máquinas automáticas e, principalmente, do Travelex que costumam repetir nos aeroportos as mesmas cotações que em Shibuya.
Enfim, se você quer conforto, comodidade e está disposto a pagar um pouco mais, compre ienes no Brasil e seja feliz. Vai deixar de ganhar um pouco mas nada desesperador. Porém, se o objetivo é fazer render seus reais, troque-os por dólar com uma boa cotação, siga o mapa para refazer o caminho que nós fizemos e compre ienes em Tóquio.
(Sim, eu sei que, para quem vem do Brasil, a possibilidade de sair com muito dinheiro na bolsa pelas ruas dá arrepios. Porém, não se preocupe tanto com a questão da segurança. O risco de ser assaltado em Tóquio é mínimo. De verdade.)
No mais, cuidado com as informações soltas na internet por pessoas que conhecem muito pouco o Japão. Nós do Tabiji não só residimos aqui como atendemos viajantes e, portanto, conhecemos bem as necessidades de quem se aventura por aqui. Por isso, estamos sempre em busca de soluções para que a sua viagem flua sem perrengues e seja, claro, inesquecível. Conte com a gente!