top of page
bannertabiji1png.png
Foto do escritorRoberto Maxwell

Japão de norte a sul de trem e por cerca de 80 dólares

Passe sazonal Seishun 18 Kippu é opção para quem tem tempo, mas pouco dinheiro



Quem vem do exterior fica tentado a comprar o JR Rail Pass para viajar de trem pelo Japão. Acontece que o preço já não é mais tão vantajoso nem para quem tem bala na agulha, imagina para os que estão viajando no modo econômico. Mesmo os passes regionais, alguns deles com bom custo-benefício, podem ser penosos para quem está com o orçamento mais apertado. Outra opção, os ônibus noturnos nem sempre são confortáveis. Para muitos, o espaço costuma ser pequeno.


Para esses casos, existe um passe sazonal que dá acesso a todas as linhas de trem convencionais da JR por cinco dias não consecutivos e custa cerca de 80 dólares. É o Seishun 18 Kippu.

Apesar dele ser válido somente nas linhas de trem convencionais das empresas JR, ou seja, não inclui trens-bala ou expressos, é possível atravessar praticamente todo o país com o Seishun 18 Kippu. Claro que é preciso paciência. Alguns trens param em todas as estações de uma linha e isso pode ser significar algumas horas de viagem.


Porém, o passe foi o meu principal meio de desbravar o país quando eu era estudante lá no meado dos anos 2000. Tenho deliciosas lembranças de apreciar a paisagem com calma pela janela dos trens e me sentia um desbravador vendo as composições diminuirem de tamanho conforme eu me afastava das grandes cidades. Não foram poucas as vezes que, mesmo com meu japonês ainda insuficiente, tive a oportunidade de trocar ideias com os locais nas longas viagens. Ainda guardo com orgulho alguns dos bilhetes com os carimbos recebidos nas estações, método que não é mais utilizado nos dias de hoje.


Antigo Seishun 18 Kippu: a cada início de jornada o passe era carimbado

Criado em 1982, o passe sofreu grandes mudanças, anunciadas pela JR em outubro deste ano. Por isso, as informações a seguir são válidas apenas para esta temporada de inverno. Confira.

O que é o Seishun 18 Kippu?

É um tíquete especial sazonal da JR (Japan Railways, o maior conglomerado de transporte público do Japão). Seishun quer dizer 'jovem' e '18' (juu-hachi) é uma referência a '18 anos'. Apesar do nome, o tíquete não tem limitação por faixa etária. O passe também não é limitado a turistas ou residentes. Em outras palavras: qualquer pessoa pode usar. Antes compartilhável, atualmente o bilhete só pode ser usado por uma única pessoa, ao longo de três ou cinco dias consecutivos.


Como funciona?

O Seishun 18 Kippu pode ser usado em trens da empresas JR em todo o Japão, dos tipos Local (ing: local; jap: futsu/普通), Rápido  (ing: rapid, special rapid; jap: kaisoku/快速) e Rápido Especial (tokubetsu kaisoku/特別快速) . Além disso, o passe é aceito no BRT da região de Tohoku e nas barcas da JR de Miyajima.


Local: trens da JR oferecem serviços diferentes (imagem: Photo AC)

O tíquete não é válido em trens expressos limitados (ing: limited express; jap: tokkyu/ 特急), em assentos reservados e em trens-bala Shinkansen, com as seguintes exceções, como informado no Japan Guide:


  • Linhas da JR que utilizam parcialmente os trilhos de outras companhias ferroviárias. Nesse caso, é necessário pagar uma taxa adicional.

  • Expressos limitados nas seguintes seções:

    • Assentos não reservados entre Aomori e Shin-Aomori

    • Assentos não reservados entre Sasebo e Haiki

    • Assentos não reservados entre Miyazaki e o Aeroporto de Miyazaki

    • Assentos não reservados entre Higashi-Muroran e Muroran

    • Assentos reservados vagos entre Shintoku e Shin-Yubari

  • O bilhete geralmente não pode ser utilizado em trens que não pertencem à JR. Contudo, há algumas exceções para permitir que os portadores do bilhete acessem linhas isoladas da JR, a seguir. Em todos os casos, não é permitido embarcar ou desembarcar em nenhuma outra estação ao longo da linha.

    • Aoimori Railway entre Aomori, Noheji e Hachinohe para acessar a Linha JR Ominato até a Península de Shimokita e a Linha JR Hachinohe.

    • IR Ishikawa Railway entre Kanazawa e Tsubata para acessar a Linha JR Nanao até a Península de Noto.

    • Ainokaze Toyama Railway entre Toyama e Takaoka para acessar as Linhas JR Himi e Johana.

    • Hapi Line Fukui entre Tsuruga e Echizen-Hanando para acessar a Linha JR Kuzuryu.


Painel de informações dos trens locais e rápidos na estação de Tóquio (imagem: Photo AC)

Quanto custa? Onde comprar?

O tíquete custa ¥10000 para três dias e ¥12050 para cinco dias. Para saber se a o tíquete é bom para a sua viagem, calcule o custo da sua viagem usando trens locais em ferramentas como a Japan Travel by Navitime e divida o valor pelo número de dias do passe.


O Seishun 18 Kippu é vendido em todas os guichês das estações JR e nas máquinas automáticas disponíveis nas estações.


Quando comprar? Quando utilizar?

Os bilhetes para a próxima temporada (inverno) já estão a venda. Confira as datas abaixo, de acordo com o tipo de tíquete:


  • Passe de Três Dias

    • compra: de 26 de novembro de 2024 a 8 de janeiro de 2025

    • uso: 10 de dezembro de 2025 a 10 de janeiro de 2025


  • Passe de Cinco Dias

    • compra: de 26 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025

    • uso: 10 de dezembro de 2025 a 10 de janeiro de 2025

Como utilizar?

Basta inserir o bilhete na catraca. A partir daí, é possível usar os trens o dia inteiro, entrando e saindo da estação quantas vezes quiser até o final do dia.


No interior, os trens costumam ser mais velhos e mais curtos (imagem: Photo AC)

Como planejo a viagem?

Agora, vem a parte mais divertida que é traçar a rota. Como os trens são bem pontuais por aqui, existem diversos aplicativos e sites através dos quais você pode traçar rotas para a sua viagem. O mais popular completo para quem usa o Seishun 18 Kippu é o já citado

Passo a passo do Hyperdia

1. Acesse 'www.hyperdia.com'.

2. Procure por Timetable and Route Search.

3. Nesta caixa, selecione a aba English. (Não tem português... Snif!)

4. Escreva em from a estação de origem e em to a estação de destino.

5. Escolha o date (data) e o time (horário). Na linha seguinte, type, selecione departure (saída), arrival (chegada) ou average (média). Este último é para você ter uma ideia de quanto tempo leva a viagem.

6. Clique em more options na parte de baixo da caixa.

7. As opções via são para você determinar estações nas quais deseja passar. Se houver, preencha. Mas, se não houver, ignore.

8. Em order você pode escolher classificar as rotas por time (duração da viagem), transfer (quantidade de baldeações) e money (custo da viagem). Como o tíquete já foi pago, no nosso caso, a opção money não afeta em nada.

9. Em max routes você pode escolher até quantas rotas quer ver.

10. Já vehicule type se refere ao tipo de transporte que vai ser usado. Aqui, desmarque todas as opções exceto local train e Japan Railway (JR).

11. Clique search.

Outras dicas importantes

Viajar de trem não é uma experiência corriqueira para a maioria dos brasileiros. Por isso, deixo algumas dicas para quem vai utilizar o passe.


Cuidado!​

O tempo para algumas baldeações é muito curto, 2 ou 3 minutos. Para quem não está acostumado a andar de trem, pode ser um problema. A dica aqui é anotar no roteiro quais trocas de trens são curtas e ficar de olho. Em geral, tem muita gente viajando com o Seishun 18 Kippu e quase sempre está todo mundo indo na mesma direção. Se bater insegurança, não hesite em pedir ajuda aos locais.


Placa nas estações ajudam o viajante a se situar ao longo da viagem, mesmo da janela do trem (imagem: Photo AC)
Atenção!

Apesar da marca JR estar presente em praticamente todo o território japonês, algumas regiões não são atendidas pelas empresas do conglomerado. Tem casos em que você vai precisar pegar uma outra linha no meio do caminho, em uma das baldeações. São poucos as vezes em que isso ocorre e a estação da transferência costuma ser bem sinalizada. Basta pagar o valor daquele trecho, embarcar no trem da outra empresa e seguir viagem. Em certas e raras partes do trajeto, o trem da JR perpassa a linha de uma outra empresa. São em regiões em que a cobrança da passagem é feita dentro do trem. Neste caso, o cobrador vai conferir o seu bilhete e solicitar o pagamento da diferença. (Veja as exceções no tópico Como funciona?).

Aproveite!

Em outros casos, o tempo entre uma baldeação e outra pode ser longo. Se você sentir que é possível, saia da estação e dê um rolê pelo entorno. Em alguns lugares, o passeio vale a pena. No trajeto entre Nagoya e Tottori, por exemplo, uma das baldeações é feita na estação Kinosaki-onsen. A espera de 55 minutos foi o suficiente para dar uma relaxada num ashiyu (banho de águas termais para o pé) e ainda provar um sushi de caranguejo fresquinho. A localidade era uma estância de águas termais e, também, uma vila de pescadores. Não é uma delícia? Agora, é só embarcar! Boa viagem!

 

Este texto é oferecido pela Tabiji. Quer ideias fora da caixa para a sua viagem? Faça uma consultoria com o Roberto Maxwell pela Tabiji. Marque a sua já tocando no banner.




292 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page